Olavo de Carvalho (sobre Amizades)

As verdadeiras amizades são baseadas na afinidade real. Como dizia São Thomaz de Aquino: "Ser Amigo é querer as mesmas coisas e rejeitar as mesmas coisas". 


*O Velho clichê: "Não concordo, mas respeito a sua opinião". 

Eu não respeito a sua opinião! 
Eu respeito o seu direito de pensar errado. Isso é outra coisa. Eu posso respeitar o seu direito de ter uma opinião errada, mas não respeitar a sua opinião. Se eu respeitar a sua opinião o tanto quanto respeito a minha, então eu estou indeciso, pois, não sei se penso como eu mesmo ou como você.

*Acusam-me de que penso estar sempre certo. 

Ora, pensar é pensar que está certo. Quem quer que pense o que quer que seja, pensa que está certo. O que é ter uma opinião, se não achar que ela é melhor do que a dos outros? 
Se eu acho a minha opinião tão boa quanto a sua, então, eu não tenho nem uma e nem outra. As pessoas fingem que não são isso.

*Tenho a convicção de que o ser humano só pode viver com dignidade, quando considera que agir corretamente não é uma mera conveniência social, mas de dever moral perante sua própria consciência e, portanto, perante Deus. 

Se você não possui a ideia do observador onisciente, não existe progresso na vida. 





Comentários

Postagens mais visitadas